Coworking quer dizer ambiente de trabalho compartilhado. Ou seja, são salas comerciais ou escritórios partilhados por várias empresas, que podem ser, inclusive, de diferentes ramos de atuação. A prática já é bem comum em vários países. E no Brasil, os espaços de coworking também estão tomando conta do mercado. Cada vez mais pessoas entram no mundo do empreendedorismo, seja com a criação de empresa próprias ou atuando como freelancers. Para quem está começando a empreender, manter um endereço comercial sozinho pode não ser sustentável nesse estágio inicial.
Não existe nenhum segredo para montar um escritório de coworking, e a gestão do mesmo pode ser bem simples. Mas é importante que os profissionais se sentam atraídos pelo novo escritório e por dividir um espaço com outras pessoas. Separamos algumas dicas para você que tem a intenção de entrar nesse modelo de negócio:
1. Planejamento e pesquisa
Muitas pessoas pensam que é necessário apenas um espaço grande para montar o escritório. Mas essa não é a realidade, escolher o local é apenas uma das etapas. É necessário um planejamento estratégico e financeiro para definir como o espaço será montado, avaliar se o novo ambiente de trabalho oferece todas as possibilidades que sua empresa necessita.
2. Móveis de qualidade
Com a primeira etapa realizada e o local escolhido, é hora de pensar na divisão do espaço e nos móveis utilizados. Escritórios são locais onde as pessoas passam um tempo considerável, sendo assim, é importante investir em móveis de qualidade. Se possível, opte por modelos ergonômicos que ofereçam conforto e segurança ao profissionais que irão utilizá-los.
3. Decoração e Iluminação
As cores, iluminação provocam diferentes sensações nas pessoas e, por isso, também influenciam no ambiente de trabalho. É importante estar atento à essa escolha para que elas tragam estímulos positivos ao espaço.
4. Área de convivência
Seu coworking receberá diversos tipos de profissionais, tanto para trabalhar quanto para realizar reuniões. Será um espaço de networking e de interação, por isso, procure investir em uma área de convivência. Ambientes que incentivam a criatividade e produtividade são um diferencial desses locais, por isso seguem ganhando espaço entre diversos profissionais.